A mamoplastia de aumento, ou implante de silicone nas mamas, é uma das cirurgias estéticas mais realizadas no mundo, com intuito de aumentar o volume, diminuir assimetrias e reconstrução de mamas em alguns casos.
As pacientes candidatas a este procedimento são aquelas que apresentam mamas pequenas, pacientes que emagreceram ou após a gestação e em casos que houve perda de volume mamário. A escolha do implante dependerá de uma avaliação individual de acordo com cada tipo corporal, tipo de pele, forma, volume e projeção das mamas existentes.
A cirurgia ocorre por meio de um pequeno corte, em volta da aréola, parte inferior da mama ou até mesmo na axila, por onde é introduzida a prótese que garantirá o volume. Após o corte, é colocado um dreno para sugar os líquidos acumulados no organismo a fim de evitar complicações. Depois da cirurgia, a paciente é enviada à sala de recuperação, onde permanece por aproximadamente 2 horas.
Vale ressaltar que, após várias décadas de experiência e de estudos científicos, não existe nenhuma evidência de que o implante de silicone possa causar doenças mamárias malignas (câncer de mama), portanto, é considerado seguro e aprovado mundialmente para uso estético e reparador.