A mamoplastia redutora é uma cirurgia de redução de mamas, removendo o excesso de gordura, de tecido glandular e da pele da região. Esse procedimento é indicado para casos em que o volume ou peso dos seios está impactando a autoestima e qualidade de vida da paciente.
Além da aparência estética, o peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar a capacidade de levar uma vida ativa. Dessa forma, a redução de mama remove os excessos para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.
O procedimento de redução de mamas é realizado por meio de incisões, em formato circular ou em T, com sedação ou anestesia geral. Após a incisão, os excessos são removidos e as aréolas são reposicionadas em posição superior, podendo também ser redimensionadas, deixando-as mais delicadas. Esta cirurgia devolve a harmonia estética das mamas, no que se refere a seu tamanho, forma e posição.
O pós-cirúrgico exige alguns cuidados, como utilização de gazes nas incisões, evitar esforços principalmente nos 15 primeiros dias, assim como, evitar dormir de lado e de bruços.